domingo, 31 de maio de 2009

Tendências de decoração de interiores

Estamos vivenciando o que podemos chamar a volta para o lar, que é criar uma residência aconchegante para receber a família e os amigos em casa, elaborando vários eventos, como: espaço gourmet, cooker theater, cinema em casa, sauna, piscina com spa, cascata e outros. A tecnologia também vai estar presente em vários ambientes, com acionamento de janelas e cortinas por controle remoto, fechaduras biométricas, bacias sanitárias com aquecimento e jatos higiênicos, tvs de plasma, som mp3, fibra óptica em piscinas e jardins, sistemas de home theater e home oficce com Internet sem fio e muitos outros lançamentos. O esoterismo está em alta com o uso da radiestesia desde a concepção do projeto e a aplicação das técnicas de feng shui.


As cores fortes voltam com maior abrangência, com artifício de objetos clean ou o inverso. O uso de cores claras, com a utilização de painéis de madeira, dá magnitude e contemporaneidade aos ambientes.

Também está muito forte a tendência de dispor o mobiliário de forma simétrica, porém podendo misturar alguns estilos de épocas diferentes no mesmo espaço e de forma harmônica.

Em relação aos revestimentos, os que se destacam são as pastilhas, principalmente as com base em vidro, os pisos de dimensões maiores, os mármores paginados, acabamento com frisos metálicos e o uso do inox em revestimentos, bancadas, coifas e eletrodomésticos.

Podemos destacar também o uso do gesso, que deixou de ser um simples arremate para tomar formas, como sancas, frisos, painéis em paredes, grelhas, cortineiros, móveis e muitas outras utilidades que o decorador pode criar.

Não podemos esquecer do paisagismo que, além de proporcionar beleza, complementando a arquitetura da residência, também proporciona amplitude e aconchego, levando-nos ao clima de pleno relaxamento e contemplação. Antigamente criavam-se jardins, hoje criamos paisagismo, que é a arte de trabalhar uma menor quantidade de plantas, com a mistura de vários elementos e materiais criando formas, texturas e movimentos.


*Aquiles Nicolas Kilaris é arquiteto formado pela PUC-Campinas em 1989. Se consagrou como um dos precursores do movimento que valoriza as linhas curvas na arquitetura e a integração com a beleza da natureza brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário