sábado, 30 de maio de 2009

Reforma em Apartamento











1. Gesso e iluminação disfarçam a viga. Bem acima do bar, a viga existente entre o quarto e a sala ficou aparente com a derrubada da parede. Para disfarçá-la, Márcia criou um rebaixo com gesso e ali instalou spots de lâmpadas dicroicas, que trazem iluminação pontual. 2. Nicho na parede vira bar. Quando o quarto e a sala se juntaram, o corredor da área íntima ficou exposto. Para ocultar essa circulação, Márcia fechou a passagem com alvenaria e criou ali um nicho (1 x 0,25 x 2,30 m), que abriga prateleiras na parte de cima e uma adega climatizada para os vinhos na parte de baixo. O acesso para o corredor agora é pela entrada à esquerda do bar. O tom que marca esse cantinho é o Tentação (tinta acrílica Coral Dulux).









3. Porta antiga serve de lavatório. Durante a reforma, Márcia teve o cuidado de não se desfazer de materiais que ainda estavam bons. Adepta do reaproveitamento, ela bateu os olhos nas portas de um armário de mantimentos (aquelas com respiradouros) que ia desmontar e já lhes deu destino: “Como a madeira era boa e forte, pensei que poderiam se transformar em mesas”, diz. Assim foi feito: Márcia contratou os serviços de Narciso Isidório da Silva. “É um amor de marceneiro, um verdadeiro artesão que trabalha na casa dos clientes”, fala ela. As portas renderam não só a mesinha que embute a cuba do lavabo como também a mesa de apoio do bar e outra para refeições.



A integração de um quarto com a área social fez surgir este espaço de quase 100 m² e três ambientes. Agora, a família pode receber os amigos com folga – atividade que acontece ao menos uma vez por mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário