sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cortinas e Persianas


As cortinas e persianas, não só permitem a privacidade no ambiente, como se caracterizam cada vez mais como elementos fundamentais da decoração. Elas servem ainda como isolante térmico, para controlar a luminosidade natural externa e proteger os móveis da ação dos raios solares.

É preciso considerar as necessidades estéticas e funcionais dos ambientes onde elas serão instaladas para não errar na escolha. Esteticamente, o ideal é que se use em um mesmo ambiente, apenas um modelo de persiana ou cortina, inclusive do mesmo tipo de tecido ou material.


Cortinas
Para escolher uma cortina, devem ser considerados: tendências, cores e estilos dos móveis e acessórios que compõe os ambientes, além das diferentes utilidades das cortinas que são determinantes no momento da escolha. Também convém observar quanto devem servir como barreira contra a luminosidade ou ruídos vindos do lado de fora, se necessitam fazer o bloqueio da luz solar ou não (caso de ambientes com home cinema), se servirão para garantir a privacidade do local e se é primordial a praticidade no momento da limpeza (por exemplo para evitar lavanderias).
Tecido
Sempre considere no momento da escolha, as características do tecido da cortina, se ele pode ser lavado normalmente, se encolhe, qual a durabilidade, se desbota ao sol. É importante observar também a composição do tecido e as recomendações de modo de limpeza de cada um.



As cortinas em tecidos naturais como algodão, linho e seda têm bom caimento e variadas texturas, espessuras e transparências. Como são tecidos que tendem a encolher, recomenda-se que sejam lavados a seco.

Já as cortinas em tecidos sintéticos, como poliéster e viscose, não podem ser lavadas a seco. O recomendado é que sejam lavadas à mão, com água fria e sabão neutro, sem utilizar alvejantes. Além de leves e com bom caimento, são ideais para quem prefere a praticidade.
Medidas mínimas cortina x janela
Na hora da compra, é preciso ter em mãos as medidas das janelas. O ideal é que a cortina tenha no mínimo 20 cm de cada lado além da largura da janela (evita que a claridade entre pelas laterais), que o varão fique a uma distância de aproximadamente 15 cm acima e que sobre mais ou menos 30 cm da cortina abaixo da janela. Se a barra da cortina ficar a menos de 30 cm do piso, o melhor é utilizar uma cortina longa, que vá até o piso.

Persianas
Existem muitos modelos, acabamentos e versões, podendo ser horizontais ou verticais, de madeira, alumínio, PVC ou tecido, das mais diversas cores e tamanhos. Com exceção das de tecido, as persianas são recomendadas em lugar das cortinas para as pessoas alérgicas, devido à facilidade de limpeza e menor acúmulo de poeira. Quanto à colocação, o melhor é optar pela persiana que fique emoldurada no vão da janela.



Forma de limpeza: as persianas de alumínio, madeira ou PVC devem ser limpas com espanador ou pano macio seco, ou levemente umedecido. As lâminas devem ser fechadas e limpas dos dois lados, sempre no sentido do fechamento. Depois de limpas elas devem ficar abertas para que sequem bem. Para as de tecido, utilizar aspirador de pó com bocal escova.

Fonte: tok & stok

Nenhum comentário:

Postar um comentário